20/23 – A dor do abandono

Fatores limitantes:

Recentemente tomei conhecimento de que sou adotada. A divulgação desse fato causou em mim uma aflição pungente, a dor do abandono, que jamais tinha experimentado. Desde criança sempre fui muito curiosa; em várias circunstâncias cheguei a desconfiar de que algo não estava bem esclarecido quanto a meu nascimento. Minhas perguntas a meus pais eram freqüentemente deixadas sem resposta. Essa revelação abrupta fez com que eu sofresse um enorme impacto emocional. Estou necessitando de uma orientação! Como o Espiritismo vê a adoção de crianças?


Expandindo nossos horizontes:

tumblr_static_tumblr_inline_mncsfwocc21qz4rgp

Reconheço que sua alma foi ferida pela rudeza da vida terrena, e que amarga soledade lhe enche os olhos de pranto.

A sua paz virá, no entanto, como conseqüência, quando você aceitar verdadeiramente que é, como todo ser humano, um espírito imortal em aprendizagem de amor neste planeta.

O Espiritismo não vê diferença entre um filho consanguíneo e um adotado. Ambos são transitários. Não importa por qual meio os filhos vieram, o fundamental são as aprendizagens que eles vivenciam ou o que assimilam durante sua permanência na família terrena.

Existe um receio dos pais de que a revelação a uma criança adotada dos fatos verídicos de seu nascimento possa ocasionar ressentimento, insegurança, traumas, enfim distúrbios emocionais e sociais.

Esse temor é procedente, mas se o esclarecimento for feito em clima de naturalidade, de forma tranquila e amorosa, a criança aceitará pacificamente sua condição de filho adotivo.

Quando se trata do assunto adoção, deve-se responder a qualquer pergunta que o menor fizer. Um adiamento na resposta pode gerar desconfiança, estremecer o relacionamento familiar e até mesmo destruir os laços de afetividade.

tumblr_mrdw6bni8a1qf4jwto1_500

Não minta à criança, não invente desculpas ou fantasias. Ela poderá fazer comparações entre as informações recebidas dos pais e as transmitidas por parentes próximos.

Ao deixarem de esclarecer esse fato importantíssimo da vida dela, estarão errando duas vezes:

  • abalando a segurança e o apoio que ela espera receber; e

  • deixando-a ao bel-prazer de qualquer pessoa leviana que venha a fazer tal revelação, por maledicência e sem nenhuma consideração.

Como exemplos, um desentendimento escolar, uma briga na rua ou uma empregada menos avisada.

tumblr_ljrxenlB1I1qed2ie

Seja o pai, seja a mãe, quem for questionado deve responder. Os pais não devem fazer “jogo de empurra” entre si, quando forem inquiridos.

Cabe-lhes, sim, aclarar o assunto sem nenhuma inibição, de forma simples e objetiva, nunca envolvendo as respostas em reservas ou restrições. Mas explicar apenas o que foi perguntado, sem antecipar nada, evitando com isso excitar a curiosidade infantil.

Ela despertará naturalmente, conforme suas necessidades interiores. Uma orientação satisfatória se constituirá de:

  • Uso de termos compreensíveis, para que a criança possa entender com facilidade;

  • Não insistência quando o menor não demonstrar interesse por um determinado assunto;

  • Utilização de respostas curtas e precisas, ou seja, sem explicações prolongadas;

  • Aproveitamento de ocasiões propícias, quando os filhos perguntam espontaneamente; e

  • Sentimento brando e atencioso, caso surjam novas indagações em outras circunstâncias.

A Ordem Divina é amor e sabedoria. Nada acontece sem uma razão justa. Não importa o que você fez ontem, o importante é o que está fazendo agora.

parabéns britney

Na Terra, o tempo e o espaço são diretrizes que tecem o mundo das ilusões. Se você não tiver total aceitação do seu passado e do seu presente, não terá uma verdadeira paz interior.

– Só se alcança a felicidade quando se vive no presente. Reconcilie-se
com seu passado e planeje realizações para o futuro.

A “garoa do desabrigo” cai sobre sua alma, e uma sensação de mal estar envolve todo o seu ser. Aceite, porém, o que não pode ser modificado; isso lhe trará tranqüilidade íntima; a ansiedade desaparecerá e você poderá entender melhor os fatos de sua caminhada.

Perceba que tudo está certo do jeito que está; confie, Deus está no leme de toda existência humana.

Opa

As Leis Divinas reúnem as pessoas para que se conheçam melhor, se harmonizem, dissolvendo antigos problemas e retomando lições inacabadas. Essa situação constrangedora que ora está vivendo objetiva unicamente o seu bem-estar e felicidade.

As dores estão apenas motivando seu aprendizado. Vença seus desafios e se torne cada vez mais segura e forte. Os filhos adotivos, em muitas ocasiões, não notam que a adoção, ao contrário do que imaginam, é um testemunho expressivo de amor: eles foram escolhidos livre e espontaneamente por seus pais afins.

Por isso, agradeça sempre a Deus por essa oportunidade de crescimento ter recaído em você.

tumblr_ltw9r0O68y1qlx1g3o1_500

Tome a Natureza como exemplo:

Nela estão as mãos invisíveis do Criador agindo em toda parte. Certas aves têm uma tendência para adotar ninhos e ovos de outros pássaros. O instinto de alimentar leva a fêmea adulta a não fazer distinção entre seus filhotes e os adotados, quando deposita comida nos bicos escancarados. Diversos animais amamentam a ninhada, deitando-se de lado para acomodar as pequenas crias e dispensando cuidados não apenas aos próprios filhos mas também aos órfãos que por ali se encontram.

– Na linguagem das flores, os cravos amarelos significam desprezo e abandono. Segundo a lenda grega, quando Adônis desprezou Vênus, ela chorou compulsivamente pelos bosques e florestas; os cravos brotaram onde suas lágrimas caíram –

Não guarde junto a seu coração um ramalhete de cravos amarelos. Acenda sua luz interior, semeia em seu coração os valores do bem. Não se esqueça:

– Toda vida é sagrada e todos somos filhos amados de Deus,
vivendo temporariamente na Terra.

Conviver e Melhorar
FRANCISCO DO ESPÍRITO SANTO NETO
Ditado por Lourdes Catherine e Batuíra


– Recuperação e Reabilitação –


21/23 – Estranho amor

Anúncios

Sobre Alexandre de Castro

Ser Humano que busca obter êxito ao praticar o altruísmo, pois aprendi que, apenas mantenho o que Dele recebo, quando compartilho com o meu igual: Você.
Citação | Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

You are free to comment

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s